Uma imagem vale mais do que 1000 palavras

"Dicionando"

Avondo: já chega
Bêços: lábios
Bicha: víbora
Travia: refeição intragável
Tronga: mulher sem merecimento
Ventas: nariz
Visita: período menstrual

Trava-Línguas

Tenho uma saia birlada
chirlada, de galhopa talhada
Disse ao galhopo talhador
Que a birlasse
Que a chirlasse
Que eu pagaria a birladura
chirladura, de galhopa talhadura

Alcunhas

Badalhoca
Bate-Solas
Ti Tó do Nó
Toino do Forno
Tonico Malacuco
Zé Cutelo
Zé Guisado

Lenga-Lengas

O trigo disse pr`ó centeio:
- Cala-te lá centeio, centeiaço.
Que tu não fazes.
Que tu não fazes.
As funções que eu faço.

O centeio disse pr`ó trigo:
- Cala-te lá trigo espademudo.
Que tu não acodes.
Que tu não acodes.
Ao que eu acudo.
Então a aveia disse:
- Eu sou a aveia magra e feia,
quem me tiver em casa,
não vai para a cama sem ceia!

Expressões

Andas feito num cão sem dono!
Refere-se a alguém que anda muito tempo fora de casa ou à deriva.
Parece um burro capado!
Refere-se a alguém que não tem cócegas.
Está gordo que nem um chouriço!
Refere-se a alguém bem nutrido.
Está com brandura.
Diz-se quando a criança está com febre.
Não tem talho nem maravalho!
Refere-se a algo sem jeito, imperfeito, mal organizado.

Estórias

O Laró

Laró tinha ido ao pôço e quando vinha a caminho, começou a fazer uma grande trovoada.
Chega a casa com o lado esquerdo molhado e o lado direito enxuto. A mulher perguntou-lhe como é que isso aconteceu, e ele diz-lhe que numa parte da estrada chovia e na outra parte não chovia.
A mulher disse-lhe porque é que ele não passou para o outro lado, ao que ele respondeu que tentou, mas assim que passou para o outro lado, deixou de chover no lado que chovia e começou a chover no lado que não chovia.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Tem Alentejano no vídeo ?
Atão carregue aqui...

3 comentários:

sucacoila disse...

Colegas!!!
Adorei o vosso blogue...a originalidade sem dúvida está aqui bem vincada...para além do facto de ser uma forta de tentar renascer e "imortalizar" os hábitos, tradições e costumes do nosso povo alentejano...de que muitos até se envergonham (tolos)...
E como já dizia a minha avó... "Se querem um trabalho bem feito...chamem um Alentejano..." ;)
Que venham as inovações e tecnologias ((até pq já não conseguimos passar sem elas, mas que não se percam as tradições, os regionalismos...o puro sangue alentejano!!!

Anónimo disse...

A visita que o «Faz Cagulo» fez ao meu blog (Sarrabal), e que agradeço, só hoje dei por ela. Lamento. Caso contrário, teria vindo logo aqui, como muito bem me sugerem. Espero que não seja tarde e que venham a ler este comentário. Achei o «Faz Cagulo» uma delícia!
Talvez não saibam, mas sou a autora da colecção "Festas e Tradições Portuguesas", editada pelo Círculo de Leitores. É fácil deduzir que adoro a etnografia. Aliás, nesta colecção de oito volumes o Alentejo está muitíssimo bem representado!
Em Lisboa, sempre ouvi dizer que a palavra «cagulo» queria dizer «um prato muito cheio de comida». Será?
Ainda na esperança de que venham a ler este comentário, gostaria de acrescentar aos meus links o vosso blog, como um blog com interesse. Se for possível, deixem no Sarrabal o email para o acesso ser directo, como sabem.
Abraço para o grupo da Soledade Martinho Costa

Anónimo disse...

Já está no colocado no «Sarrabal» na minha lista de blogs a visitar!
Saudações
Soledade Martinho Costa