Uma imagem vale mais do que 1000 palavras

"Dicionando"

Avondo: já chega
Bêços: lábios
Bicha: víbora
Travia: refeição intragável
Tronga: mulher sem merecimento
Ventas: nariz
Visita: período menstrual

Trava-Línguas

Tenho uma saia birlada
chirlada, de galhopa talhada
Disse ao galhopo talhador
Que a birlasse
Que a chirlasse
Que eu pagaria a birladura
chirladura, de galhopa talhadura

Alcunhas

Badalhoca
Bate-Solas
Ti Tó do Nó
Toino do Forno
Tonico Malacuco
Zé Cutelo
Zé Guisado

Lenga-Lengas

O trigo disse pr`ó centeio:
- Cala-te lá centeio, centeiaço.
Que tu não fazes.
Que tu não fazes.
As funções que eu faço.

O centeio disse pr`ó trigo:
- Cala-te lá trigo espademudo.
Que tu não acodes.
Que tu não acodes.
Ao que eu acudo.
Então a aveia disse:
- Eu sou a aveia magra e feia,
quem me tiver em casa,
não vai para a cama sem ceia!

Expressões

Andas feito num cão sem dono!
Refere-se a alguém que anda muito tempo fora de casa ou à deriva.
Parece um burro capado!
Refere-se a alguém que não tem cócegas.
Está gordo que nem um chouriço!
Refere-se a alguém bem nutrido.
Está com brandura.
Diz-se quando a criança está com febre.
Não tem talho nem maravalho!
Refere-se a algo sem jeito, imperfeito, mal organizado.

Estórias

O Laró

Laró tinha ido ao pôço e quando vinha a caminho, começou a fazer uma grande trovoada.
Chega a casa com o lado esquerdo molhado e o lado direito enxuto. A mulher perguntou-lhe como é que isso aconteceu, e ele diz-lhe que numa parte da estrada chovia e na outra parte não chovia.
A mulher disse-lhe porque é que ele não passou para o outro lado, ao que ele respondeu que tentou, mas assim que passou para o outro lado, deixou de chover no lado que chovia e começou a chover no lado que não chovia.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Montes Alentejanos


Ora viva, compadres!

Ao ler o vosso blog recordei-me da minha infância em que os passeios até às Estacas Novas – o "monte" do meu pai –, se faziam acompanhar de histórias e curiosidades sobre os lugares por onde passávamos. Entre elas, uma das minhas preferidas era a enumeração de nomes dos "montes" situados entre Santa Clara-a-Velha e Luzianes.
Aqui fica o meu (pequeno) contributo:

Estacas – monte que foi construído numa zona de plantação de oliveiras, que pegam "por estaca". Outros montes surgiram depois: quando se construiu as Estacas Novas, o primeiro passou a chamar-se Estacas Velhas; há ainda o monte Estaquinhas; Portela das Estaquinhas, Gavião das Estacas. Estes são os montes que pertenciam inicialmente à família do meu avô. Alguns ficaram na família, outros não.

Romeiras – este era o monte da minha avó e deve o seu nome às muitas romanzeiras ("romeiras") que havia naquela zona.

Maceira – no cerro em que foi construído havia uma pia (reservatório de água) para as ovelhas beberem enquanto pastavam. Essa pia chama-se maceira, daí o nome do monte.

Choça – este monte foi construído num cerro onde havia uma choça, que é uma espécie de cabana feita de estevas e mato, cuja finalidade era abrigar os pastores do frio e da chuva, no Inverno e também do calor, no Verão.

Cerro da Bruta – monte baptizado por um esposo, muito ciente das virtudes da sua mulher.

Morte Certa – este monte situava-se num cerro ladeado por dois perigos: de um lado do cerro corria um ribeiro, do outro lado passava o caminho-de-ferro. Portanto, em caso de queda, a morte era certa!


Outros montes “vizinhos” (porque o conceito de distância tem alguma relatividade no Alentejo):

- Gaviões

- Monte Novo dos Castanheiros

- Figueirinhas

- Carriçal

- Vale de Mateus

- Cerro dos Cardos

Nota: escreve-se CERRO e não SERRO! Um cerro é um pequeno outeiro típico da paisagem do sul do Alentejo, onde terminam as planícies e começam as serras algarvias.

2 comentários:

faz cagulo disse...

Agradecemos a sua colaboração!
A sua ideia foi original!
Os nomes que identificam os montes alentejanos fazem parte do nosso património oral. A razão que levou à criação desses nomes é muito interessante!

Faz Cagulo

Aeirmestrado disse...

Tenho um macaco
Dentro dum saco
Não sei que lhe faça
Não sei que lhe diga
Dou-lhe um pau
Diz que é mau
Dou-lhe um osso
Diz que é grosso
Dou-lhe um chouriço
Isso, isso.

Irina Palma